Como e quando lavar as primeiras roupas do bebê

Como e quando lavar as primeiras roupas do bebê

O enxoval do bebê que está prestes a chegar já está pronto? Se sim, então é hora de lavar as primeiras roupas que seu filho vai usar. Mesmo que tudo pareça impecável como veio da loja, os pediatras recomendam lavar todas as peças antes de entrar em contato com a delicada pele do bebê: roupinha, lençol, manta, toalha de banho, fraldinha de boca, touca…

– Quando lavar?

O ideal é o mais próximo do nascimento do bebê, mas tem de levar em consideração a disposição da gestante. Especialistas recomendam começar a lavar as primeiras peças, aos poucos, a partir do sétimo mês de gravidez. Deixe pronto primeiramente o que vai colocar na mala da maternidade: 6 macacões (de algodão, linha ou lã, dependendo da época do ano), 6 bodies, 6 calças tipo mijão e 2 mantas.

– Como lavar? 

Duas dicas importantes: não lavar as peças do recém-nascido junto com as demais roupas da casa e use apenas sabão de coco ou neutro líquido (nada de amaciante e alvejante). Tem gente que prefere lavar todas as peças a mão. Eu recomendaria esse cuidado apenas às roupas de tecidos mais finos e de tramas como lã e linho. A maioria das máquinas de lavar tem ciclo de lavagem delicado e esse modo é perfeito para as peças mais básicas, sem muitos detalhes. Para ter certeza de que todo o resíduo de sabão tenha saído do tecido, faça um enxague extra.

– Como secar e passar?

Pendurar as roupas no bom e velho varal é o método mais recomendado, especialmente se bate sol. Passar ferro do lado avesso das roupinhas após a lavagem também é uma forma de higienização.

– Até quando lavar as roupas do bebê separadamente?

A recomendação é lavar as peças do bebê separadamente do restante da família e com sabão neutro ou de coco até seu filho completar 1 ano.

 

 VEJA MAIS:

– Prepare-se: O cansaço chega mais cedo na segunda gravidez

Roupas do urso Paddington em promoção na Gap!

– A difícil busca por roupas de bebês lindas e com preço justo em SP

Luciana

Deixe uma resposta