Ensine o valor do dinheiro desde cedo

 

Ensine o valor do dinheiro_Pequenas Escolhas

A mochilinha de coruja acompanhava minha filha desde o primeiro dia de aula, há três anos, e estava em ótima condição para enfrentar mais um ano letivo. Mas a vontade de carregar uma mochila com rodinhas (ela pede há meses) e o desejo recente e ainda maior de ter o tal acessório estampado de Monster High a fizeram implorar pelo presente nos últimos dias.

E como o Natal foi logo ali, não queria presenteá-la sem necessidade. Além disso, já contei aqui que tenho certa restrição com essas monstrinhas. Mas uma matéria sobre mesada do caderno Folhinha, da “Folha de S. Paulo”, me deu uma ideia para resolver o impasse.

Os especialistas entrevistados pelo jornal sugerem dar dinheiro com regularidade às crianças a partir dos seis anos, como Chloe tem cinco, resolvi começar a ensinar o valor do dinheiro de outra maneira. Disse que se ela queria muito a tal mochila, teria de pagar com o dinheiro que tem no cofrinho (ganhado esporadicamente). Que é para isso que as moedinhas guardadas servem: comprar algo que a gente queira muito. Ela topou e na maior felicidade me ajudou a contar moeda por moeda, que somaram R$ 13. Falei que a mamãe precisaria colocar mais um pouquinho de dinheiro para completar o valor e então encomendei a mochila (da Le Postiche, que vem com lancheira e carteira e custa R$ 179,99).

Hoje ela foi para a escola toda orgulhosa, puxando sua primeira conquista.

 

Quer começar a dar mesada ou semanada para seu filho? Veja as dicas dadas pela Folhinha:

1. Quando começar a ganhar a mesada?
A partir dos seis anos. É quando a criança começa a entender o valor do dinheiro.

2. Qual deve ser o valor?

Depende da família. Primeiro, os pais devem pesquisar quanto dinheiro os filhos gastam em um mês. Depois, devem discutir um valor bom para adultos e crianças.

3. Mesada ou semanada?
É recomendado que as pessoas ansiosas, que gastam muito rápido, recebam semanada.

4. Os pais devem controlar os gastos?
O controle dos pais é importante: para ensinar o valor do dinheiro e para incentivar as crianças a ter uma meta para o valor economizado.

5. Quanto deve ser poupado?
O ideal seria guardar 50% do valor para realizar um sonho. A outra metade pode ser gasta.

Luciana

Deixe uma resposta