Hidroginástica na gravidez: os benefícios e a delícia de se exercitar na água

Ilustração de Anna Berger

Ilustração de Anna Berger

Sentir-se leve, flexível e esquecer da dimensão da barriga por algumas horinhas da semana. A mágica existe para as grávidas: basta entrar num deliciosa piscina. Se for para fazer hidroginástica, melhor ainda.

Descobri essa incrível modalidade nos primeiros meses da minha segunda gestação por insistência do meu pai, que havia começado há pouco na hidro e estava maravilhado com os benefícios. Como não sou muito fã da dupla musculação + aeróbico e estava determinada a me exercitar nesta gravidez, resolvi testar a hidroginástica para gestantes. Amei.

Está grávida? Então não perca tempo e comece a fazer hidro o quanto antes. Motivos não faltam:

– Mesmo climatizada – ou seja, morninha – a água da piscina alivia o calor que passamos na gravidez, principalmente neste verão escaldante. E nos aquece no inverno.

– As aulas de hidro têm efeito de drenagem natural. Ou seja, você pode abrir mão das sessões de drenagem linfática. Um pouco de economia de dinheiro e tempo é sempre bem-vinda, né?

– É uma modalidade de exercício de baixo impacto. Você queima calorias e tonifica os músculos poupando as costas e a lombar, que acabam sendo sobrecarregadas com o sobrepeso da gravidez.

– Tem preguiça só de pensar em levar malinha e tomar banho na academia? Lembre-se de que o trabalho é o mesmo de quem faz musculação e tem de ir direto para o escritório.

– E os cabelos? O tratamento da água hoje em dia é mais moderno e menos agressivo aos fios, mas mesmo assim você pode protegê-los com produtos específicos ou ainda prendê-los num rabo de cavalo para não molhar. Eu sou do time que não resiste a mergulhar de cabeça na piscina sempre que tenho oportunidade.

Se animou? Pule na água. Calma, é melhor descer com cuidado pela escadinha.

 

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Luciana

One Comment

  1. Todo tipo de exercício é válido. Tem um médico em Jacareí Dr. Cesar Damaceno super adepto do parto normal ehumanizado, que também faz o parto na água e esses exercícios são muito bons para fortalecer a musculatura da gestante.

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