Inglaterra com criança: Exposição de Matisse em Londres

matisse1_

Matisse estava muito doente para sair, então ele fez “O Periquito e a Sereia” para trazer um jardim inteiro para dentro de sua casa

 

Está em Londres com crianças ou pretende visitar a cidade em breve? Então não deixe de ir à exposição “Henri Matisse: The Cut-Outs”, que fica no Tate Modern até 7 de setembro. A mostra sobre o famoso pintor francês que inovou sua arte no final da vida ao cortar formas em papel pintado é concorrida e não é barata – o ingresso para adulto custa a partir de 16,30 libras (cerca de R$ 62) e crianças não pagam. Mas vale a pena porque os pequenos ficam encantados pelas obras coloridas do artista e pelos vídeos que mostram como era seu processo de trabalho com a tesoura.

Como já escrevi aqui, levar crianças em galerias e museus é uma excelente maneira de exercitar o olhar e a criatividade desde cedo e também uma forma de ensiná-las a se comportar nesse tipo de ambiente. O Tate Modern, que incentiva a ida dos pequenos visitantes em suas instalações, tem uma ótima iniciativa que deveria ser copiada pelos museus brasileiros.

Na entrada de Matisse, O Tate distribui aos adultos acompanhados de crianças um guia para as famílias, que é um roteiro simplificado e informativo sobre o que tem em cada um das salas da exposição e no que a garotada deve prestar a atenção. Por exemplo: “Sala 1 – Matisse disse que trabalhar com papel cortado em vez de pintura o fez enxergar o mundo de forma diferente. Aqui temos duas obras de arte com o mesmo título, mostrando os mesmos objetos. Que diferenças você nota entre elas: os materiais usados por Matisse? Onde os objetos estão colocados? Qual é a sua reação a cada uma das obras?”

Na descrição sobre o livro “Jazz” e seus desenhos com o tema balé, o guia explica que Matisse amava dança e música e na sala 10, em que está exposta uma das maiores obras (“O Periquito e a Sereia”), uma curiosidade: “Matisse estava muito doente para sair, então ele fez ‘O Periquito e a Sereia’ para trazer um jardim inteiro para dentro de sua casa. Ele espalhou formas de papéis colocadas com alfinetes pelos cantos da casa, que flutuavam com uma brisa suave. Que lugar você gostaria de trazer para dentro de sua casa?”, questiona o bem sacado guia.

 

matisse2_

Matisse e sua assistente em ação com tesoura e papéis pintados

Luciana

Deixe uma resposta