Os melhores parquinhos do mundo: Golden Gate Park em São Francisco

Koret Children’s Quarter 1

 

Eu bem que poderia virar crítica especializada em parquinhos públicos! Adoro analisá-los e sempre me pergunto por que em alguns lugares os playgrounds são tão lindos, seguros, interativos e lúdicos e em outros as crianças têm de se contentar com brinquedos caindo aos pedaços, correndo riscos?

Vou começar aqui no blog uma série sobre os melhores parquinhos do mundo. Quem sabe as empresas amigas da criança no Brasil não se motivam a bancar espaços gratuitos com uma superestrutura para os pequenos? Enquanto arquiteto uma campanha pela causa, vou mostrar o que tem de incrível por aí.

Entre tantas atrações na viagem de carro pela Califórnia, o Golden Gate Park Playground, reaberto em 2007 como Koret Children’s Quarter, em São Francisco, me deixou de boca aberta. A começar pelo maravilhoso carrossel, construído em 1914, que nos recepciona logo na entrada.

 

Koret Children’s Quarter_carrossel

 

O parquinho é na areia, mas tem o fundo do mar como tema, com uma pincelada da arquitetura de Antoni Gaudí. Ele possui duas estruturas para subir e escorregar – para crianças maiores e menores -, e uma enorme pirâmide de cordas para escalar. Dois tobogãs de concreto, daqueles que é preciso sentar num papelão para poder deslizar, enlouquecem as crianças e os pais.

Dá para passar boas horas lendo em um dos bancos enquanto a garotada se diverte.

 

Koret Children’s Quarter 3

Koret Children’s Quarter fica junto à Kezar Drive (no lado sudeste do Golden Gate Park)

O carrossel funciona diariamente entre o feriado do Memorial Day (último domingo de maio) e o Labor Day (Dia do Trabalho nos Estados Unidos, celebrado na primeira segunda-feira de setembro). No restante do ano, só é possível andar no carrossel de sexta-feira a domingo. O ingresso custa US$ 2 (adulto), US$ 1 (crianças de 6 a 12 anos) e crianças com 5 anos ou menos, acompanhadas por adulto pagante, entram de graça.

 

Koret Children’s Quarter 2

 

 

MAIS CALIFÓRNIA:

 

 

Luciana

Deixe uma resposta