Mundo Bita: Descobrimos tudo sobre o famoso personagem

Mundo-Bita-Foto-Oficial-1

 

Se você tem criança pequena em casa, sabe muito bem que quem as coloca para dançar atualmente é um sujeito bonachão de bigode ruivo. O Bita é a galinha – dos ovos de ouro – da vez. O personagem com visual inspirado em donos de circo foi criado por Chaps Melo, que o desenhou para decorar o quarto da filha que estava prestes a nascer. Mas Bita ultrapassou a fronteira daquelas quatro paredes e ganhou o Brasil com seus amigos Tito, Dan e Lila.

Carioca criado no Recife, Chaps é quem compõe e dá voz às músicas dos videoclipes do Mundo Bita. A seguir, ele conta com exclusividade ao Pequenas Escolha mais detalhes da trajetória do famoso personagem e revela que Bita já deu prejuízo.

Pequenas Escolhas: Como surgiu o personagem Bita? 

Chaps Melo: Quando minha primeira filha ainda estava na barriga, resolvi desenhar personagens novos para decorar o quarto dela. Entre os personagens que criei estava aquele gordinho com bigode laranja e cartola na cabeça. Mas ele ainda não tinha o nome Bita. Só depois de um ano, quando eu e outros amigos resolvemos criar uma editora de conteúdo digital para crianças, decidimos usar o bigodudo na primeira historinha. Foi aí que ele ganhou o nome Bita. Deu tão certo que passamos a fazer todas as historinhas com ele.

PE: Bita tem um visual inusitado: com cartola, suspensório e bigodão ruivo. Afinal, quem é o Bita? 

Chaps Melo: O visual do Bita foi inspirado naqueles donos de circo que usam cartola, suspensório e têm vastos bigodes. O circo é um lugar mágico para as crianças e imaginei que usar esse universo lúdico seria um ótimo primeiro passo para uma bela composição gráfica. Depois, quando fomos aprofundando os enredos, começamos a traçar o perfil psicológico do personagem com mais detalhes. O Bita virou um amigão que mora em um planeta distante e surge para guiar a criançada em aventuras educativas pela imaginação.

frase BitaPE: Como ele virou animação?

Chaps Melo: A história é curiosa porque a Mr. Plot começou como uma editora de livrinhos digitais para tablets e smartphones. Fizemos três aplicativos móveis com historinhas e joguinhos educativos usando o Bita como personagem principal. A questão foi que a comercialização desses aplicativos não gerou retorno, inviabilizando o negócio. Pensamos até que havíamos perdido o nosso investimento e iríamos naufragar. Então veio a ideia de fazer uma última tentativa: criamos o aplicativo Bita e os Animais, em que cada habitat ganhava no final um clipe musical. Eu compus e cantei as músicas, nossa equipe interna produziu e colocamos no ar. O aplicativo continuou sem gerar retorno, mas os clipes caíram nas graças da criançada. Foi aí que percebemos que o nosso principal produto criativo deveria ser os desenhos animados musicais.

PE: Como surgiram Tito, Dan e Lila?

Chaps Melo: Depois de lançar os primeiros clipes, sentimos a necessidade de criar uma turminha de crianças para simbolizar o público e interagir com o Bita. Pensamos bastante em perfis distintos. Cada um dos três têm características diferentes, tanto físicas quanto emocionais. Tentamos tecer um pequeno panorama social, em que todos desempenham a sua liberdade, mas com muito respeito. No curta metragem Mundo Bita, que foi lançado como bônus do DVD “Bita e o Nosso Dia”, podemos notar o jeitinho especial de cada uma das crianças.

Chaps Melo, criador do personagem Bita

Chaps Melo, criador do personagem Bita

PE: Por que acha que o Bita cativou tanto as crianças?

Chaps Melo: É difícil explicar esta fórmula. Eu não tenho a resposta exata. Mas imagino que as crianças sintam o carinho, o respeito e a emoção que há por trás do Mundo Bita. Não foi um personagem criado para ser comercial. Foi criado para alegrar um bebê, a minha filha. Depois, estudamos e pensamos bastante em características construtivas para o universo do Mundo Bita, que estimulam o crescimento saudável, o respeito à natureza e às pessoas. Talvez, mesmo sem entender muito bem todas essas nuances, as crianças sintam que é um conteúdo do bem.

frase Bita 2PE: Quem eram seus personagens preferidos na infância?

Chaps Melo: Quando era bem pequeno, curtia muito os Muppets. Havia uma série de desenhos animados chamada Muppet Babies, que assistia sempre. Depois, um pouco mais crescido, embarquei no mundo fantástico dos super-heróis.  Adorava gibis e desenhos de ação. Ainda adoro.

PE: Qual era sua profissão antes do sucesso do Bita?

Chaps Melo: Era sócio de uma agência de comunicação digital, a 4D. Lá eu fazia ilustrações, artes e diagramações. Já cantava e compunha por hobby, mas só depois do Bita foi que a música se tornou o foco do meu trabalho.

Mr Ploto_Mundo Bita

Chaps Melo com seus sócios na Mr. Plot: Felipe Almeida, João Henrique e Enio Porto

“Show do Bita”: Opinião do Pequenas Escolhas 

Fomos ao “Show do Bita” no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Levei meus filhos de 6 anos e 1 ano com um certo receio já que era a estreia do caçula numa plateia de show e não tinha ideia de como ele iria se comportar. Mas a dinâmica do espetáculo é ótima para crianças bem pequenas.

Uma atriz/cantora é quem comanda a apresentação e interage com o público. Como é ela quem canta ao vivo no palco, pode causar um certo estranhamento aos mais atentos que esperam ouvir a voz masculina dos videoclipes que fazem sucesso na TV (as músicas dos clipes foram gravadas por Chaps Melo – leia a entrevista acima). Mas acho que isso é um detalhe sem importância para as crianças.

Não tem muita enrolação entre uma música e outra e esse timing ajuda a prender a atenção dos fãs mais novinhos durante uma hora. Já os maiores, como a minha filha mais velha, dançam e cantam junto todos os hits, entre eles “Como é Verde na Floresta”,  “Viajar pelo Safári” e “No Fundo do Mar”.

Os efeitos especiais são simples e certeiros: bolhas de sabão que caem do teto e uma enxurrada de aviões de papel feitos pelo público e que voam em direção ao palco.

O espetáculo está passando por cidades do País. Quer um conselho? Fique de olho na programação (aqui) e não deixe de levar a criançada.

show Bita

 

Luciana

30 Comments

  1. adorei conhecer a historia desse desenho que anima minha casa toda! aqui somos viciados e minha filha Helena de ano e meses ja interage muito com o desenho (já grita Bita, Bitaaa! rsrsrs) eu e papai tambem sabemos as musicas de cor, e o melgor, nao enjoamos nunquinha! Bjos

    • Que legal que gostou, Carina. Assim como vcs, muitas famílias são fãs do Bita e não sabem a origem do personagem. Por isso, fomos atrás desta história!

      Abs,

      Equipe Pequenas Escolhas

  2. Eu simplesmente AMO o sr. Bita (como chamamos aqui em casa) meu bebe é fascinado, ouve desde que nasceu e a mamãe aqui não fica atras, rsrsrs…., é muito bom, eu sou a divulgadora deles, pois onde eu vou eu falo sobre o trabalho deles para as pessoas que tem crianças e não conhecem e elas acabam adorando também. Até na escola do meu filho eu já divulguei. O ultimo dvd está sensacional, principalemte a faixa “a diferença é o que nos une”, pois meu bebe acabou de ser diagnosticado com PC, e caiu como uma luva para nós. Parabéns “sr. Bita, vcs são demais!!!

  3. Adorei a matéria tinha curiosidade de saber um pouco sobre os criadores do mundo bita. Minha filha de um ano e sete meses adora . E eu também. O bom também é que sempre tem músicas novas sendo lançadas .

  4. Amo o mundo bita junto com meu filho e esposo mais a gente esperava ouvir o dono da voz diferenciada e que dá toda a vida ao personagem nas apresentações como teleton ficamos ansiosos não q a cantora feminina não cante bem canta muito tbm mais acho que o cantor da voz poderia repensar a voz dele é muito massa queria ter visto ele ao vivo.

  5. Nós aqui em casa somos fãs.
    Nosso pequeno Admon adora ,tem um aninho e ama músicas ,interage muito bem ,dança a casa toda rsrsrs ….adoro….
    Parabéns à todos vocês
    E apareçam por aqui na região dos lagos
    Vamos amar
    Bjsss

  6. A voz dele é muito parecida com a de Jairzinho ex balão mágico por isso fui conhecer a história do Bita muito legal eu minha filha adoramos.

  7. Exatamente, achei a voz dele muito parecida com a do Jairzinho e daí surgiu a curiosidade de saber quem cantava, já que aqui em casa ouço as musicas o dia todo, pois o meu filho de 2 anos e 5 meses, ADORA . Eu amo todas as musicas, mais a minha predileta é Ela e Ele, acho ela perfeita. É muito bom ver que ainda tem pessoas com o Dom e fazendo coisas boas em pró das nos crianças. Parabéns que continuem a fazer esse lindo trabalho !!!

  8. Parabéns a todos da equipe de chaps Melo. Simplesmente fantástico. Entretém não só as crianças, mas como os adultos também, que ficam boquiabertos diantes de tanta criatividade. Totalmente voltado para o universo infantil. Totalmente contra os comerciais pintadinhos.

  9. Minha filha tem 1 ano e meio, então, nesse período que eu comecei a prestar mais atenção nestes desenhos infantis. Já gostava de Galinha Pintadinha por causa da musicalidade (sou músico tb) e, uns amigos me disseram “cara, veja o Bita, que você vai pirar”. Chaps Melo além de ser um ótimo cantor, é um excelente poeta e compositor. Cada música é uma obra prima.
    Viajar pelo Safari é som pra por no carro e pegar a estrada.

  10. Minha filha tem 9 meses e adora todas as músicas do Bita. É a sensação aqui de casa. Parabéns por essa criação fantástica e educativa!

  11. Excelente trabalho, passei pela internet pra pesquisar quem era o compositor das letras e musicas, que eu supunha ser Arnaldo Antunes, que eu amo. Fiquei muito feliz de descobrir novo talento!!! que Chaps Melo tenha sempre essas inPirações!!! abçs

  12. Meu netinho Vicente tem um aninho e ama a turma do Bita.
    E por conta dele eu também, amo todas as musicas.
    Parabéns !!
    Canções inspiradoras e educativas.
    Sou fã dessa turma.

  13. Meu neto Pedro ama a Turma do Bira, e as músicas são bem elaboradas, belos arranjos, fácil de compreender e a mensagem que elas passam é poderosa. Tem umas que chegam até hipnotizar, tanto o pequeno,como nós adultos. Grande trabalho para a equipe Mr. Plot,👏👏👏👏

  14. meu filho de 4 meses chora quando ponha outro dezenho achei encrivel como ele pode difereciar um do outro pela idade dele

    • É um truque técnico pra simular perspectiva quando os rostos estão a “3/4” (não totalmente de frente); note que quando eles estão de frente, os olhos têm o mesmo tamanho.

  15. Cada letra das músicas do Bita é sempre sucesso!!! Meus filhos amam e nós, país adoramos dormir ao som do Bita. É educativo, criativo e existe muita ludicidade envolvido.Parabéns aos criadores, nós país só temos a agradecer.

  16. Nossa que incrivel conhecer essa historia! Minha filha ama o Bita!! Agora, acho que quem teria que estar presente nos shows cantando é mesmo o Chaps!!… fui no show esperando ouvi-lo e me decepcionei… nao que a moça seja ruim mas é que ja foi criado uma perspectiva!… mesmo assim parabéns… sao encantadores!!

  17. Nossa, muito bacana mesmo conhecer a historia das musicas que embalam minha filhota Laurah de 11 meses, desde novinha nos indicaram esse mundo e hoje somos apaixonados( a familia toda) , sabemos as musiquinhas de cor e quando me dou conta estou cantando ate no tblho, e o que e melhor, quando canto outras mamaes acompanham, as musicas tem letras bacanas e voz suave, sempre quis saber da historia por tras do Mundo Bita, ate porque existem varias pessimas por ai, adorei, principalmente porque foi criado para embalar uma menininha, Mundo Bita e relaxante, ingenuo… super recomendo onde quer que eu va…

  18. O melhor do Brasil. Letras inéditas e inspiradoras com melodias cativantes. Parabéns ao Chaps. Meu filho de 1 ano e 4 meses é fã, e eu tb kkkk. Incomparável 👏👏👏

  19. Tenho uma filha linda de três aninhos muito ligada em música (também pudera: pai cantor, mãe pianista, avô guitarrista, todo profissionais) e que adora o Mundo Bita, mais que todos os outros desenhos animados. Graças a ela pude conhecer esse trabalho, muito acima da média no mercado infantil: as melodias são mais elaboradas e as letras mais poéticas – grande antídoto contra os putz-putz das Xuxas e Patati-Patatás da vida. Muito bom gosto na temática e nas ilustrações. Particularmente, acho que “COMO É QUE A GENTE NASCE” e “A DIFERENÇA É O QUE NOS UNE” deveriam ser conhecidos no mundo todo e receber prêmios internacionais porque são emocionantes até mesmo para os papais e as mamães. Belíssimo trabalho!

  20. Adoramos todas as músicas e histórias do mundo Bita, em especial “Como é que a gente nasce e A diferença é que nos une”. Além de ser vovó também trabalho com Educação Especial e todas as vezes que exponho o vídeo me emociono, pois essa música é de uma sensibilidade incrível e desperta a sensibilidade em cada um de nós.

  21. Hoje coloquei o DVD para tocar na creche onde trabalho e mais uma vez pude perceber o quanto vocês são bons. Muito obrigada por apresentar um trabalho tão magnífico e uma música de qualidade tão perfeita para as nossas crianças. Talvez seja o melhor DVD de música infantil da atualidade! Parabéns por essa obra de arte!

Deixe uma resposta