10 atividades simples para introduzir noções de ecologia às crianças pequenas

nocoes de ecologia para criancas_

Três assuntos em destaque nos jornais e noticiários, principalmente de São Paulo, são um ótimo pretexto para começar a introduzir noções de ecologia às crianças desde cedo: falta d’água, ciclovias e proibição das sacolinhas plásticas nos supermercados.

Vejo que há escolas muito mais empenhadas em formar alunos mais responsáveis com o meio ambiente do que outras. Mas o mais importante é o exemplo que vem de casa. Pequenas Escolhas dá 10 sugestões de atividades simples para fazer com as crianças que vão além daqueles manjados berros que ouvimos desde a nossa infância: “feche a torneira”, “não demore no banho” e “apague a luz”.

1 – Faça um sistema de reciclagem em casa e explique a seu filho como aquelas embalagens de plástico, vidro, alumínio e papel serão transformadas em novos produtos.

2 – Peça para a criança levar uma ecobag sempre que for ao mercado com você e deixe que ela carregue algum produto em sua sacolinha retornável. É importante que ela sinta parte da responsabilidade.

3 – Plante uma árvore frutífera junto com seu filho. Não tem espaço? Não tem problema. Vasinhos de ervas e temperos, que você gosta de usar na cozinha, também valem e são uma ótima experiência para começar a desenvolver o paladar dos pequenos.

4 – Muita gente tem em casa chuveiro a gás e nada ecológico. Então, coloque um balde grande embaixo da ducha e reaproveite a primeira leva de água, que vem fria, para molhar as plantas.

5 – Com a ajuda da criança, dê uma caminhada por alguma praça ou praia com um saco de lixo em mãos para recolher garrafas, copos e embalagens jogadas pelo chão.

6 – Deixe o carro na garagem e passeie pelas ciclovias aos finais de semana. Caminhar e usar transporte público também são outras opções mais sustentáveis.

bicicleta

 

7 – Visite uma feira de antiguidades ou um brechó e explique às crianças que o aproveitamento e a reutilização de coisas velhas é uma atitude ecológica e que muitos objetos e roupas acabam sendo mais valorizados quando são antigos.

8 – Estimule a troca de brinquedos usados entre as crianças e também a doação de roupas que não servem mais.

9 – Aproveite os restos de vegetais e alimentos próximos do prazo de validade na geladeira e faça pizzas caseiras com a ajuda da garotada.

10 – Abandone o hábito de mandar suco de caixinha individual para o lanche da escola. Explique que as embalagens se transformam numa montanha de lixo. Use garrafa de alumínio para as crianças transportarem suco, água de coco ou água geladinha.

suco de caixinha

VEJA TAMBÉM:

Luciana

Deixe uma resposta